top of page
Buscar
  • prcarne

Lançada cartilha de boas práticas que aborda a relação da refrigeração com a eficiência energética

A proposta da publicação é disseminar informações para donos e gestores de pequenos e médios comércios sobre a relação do uso da refrigeração com a eficiência energética, considerando os impactos financeiros e ambientais. A cartilha conta com o apoio do SINDICARNE/PR e pode ser baixada gratuitamente


A ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, por meio do Departamento Nacional de Refrigeração, lançou, em 16 de fevereiro, a cartilha de boas práticas “A refrigeração e a sua relação com a eficiência energética”.


A publicação foi apresentada ao setor em um webinar promovido pela entidade, que contou com especialistas, profissionais da área e gestores e técnicos de comércios que cotidianamente utilizam refrigeração.


O presidente do Departamento Nacional de Refrigeração, Renato Majarão, destacou a importância da ABRAVA como fonte de consulta para o setor e o trabalho que o DN vem realizando em prol dos setores representados.


A cartilha visa disseminar informações sobre a relação entre refrigeração e eficiência energética em ambientes que utilizam equipamentos de refrigeração, propondo ajudar pequenos e médios comércios a conduzir seus negócios de maneira sustentável, considerando aspectos financeiros e ambientais.


Destinada a todos os tipos de comércios e ambientes que fazem uso de equipamentos de refrigeração, como supermercados, bares, restaurantes, açougues e padarias, a cartilha traz informações básicas sobre boas práticas, sistemas e equipamentos de refrigeração.


Os textos foram produzidos, com linguagem simples e lúdica, para facilitar a compreensão do conteúdo. A ideia é chamar a atenção para a importante relação entre o uso da refrigeração e a eficiência energética, considerando os impactos financeiros e ambientais.


Recentemente, a ABRAVA e o Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica firmaram acordo de cooperação para buscar melhores caminhos em eficiência energética para o setor de refrigeração e toda a sociedade.


Segundo o gerente do Procel, Marcel Siqueira, é importante que a sociedade discuta a eficiência energética. “O lançamento da cartilha é o ponto de partida de diversas iniciativas que serão realizadas em benefício de todos”, enfatizou.


A cartilha tem como objetivo explicar o ciclo da refrigeração, as partes dos sistemas, a operação e a manutenção, a fim de chamar a atenção de donos de pequenos e médios comércios para a relação entre o uso da refrigeração e a eficiência energética, gestores de facilities e profissionais do mercado do frio, considerando os impactos financeiros e ambientais.


A economia de energia elétrica e financeira pode ser obtida com o uso de equipamentos com melhor performance energética, considerando ainda a contribuição na redução das emissões secundárias de substâncias que contribuem para o aquecimento global, oriundas da geração de energia."


A cartilha responde diversas questões que aparecem no dia a dia do AVAC-R, entre as quais: Qual o tipo de equipamento é mais adequado para um negócio? Quando fazer a manutenção ou troca dos equipamentos? Como contratar um profissional ou empresa qualificada? Como comprar um fluido refrigerante para o sistema? A publicação está disponível para download acesse aqui


O trabalho de elaboração da cartilha foi coordenado pelo VP do DN, Marcos Almeida, com apoio técnico de Luiz Villaça, entre outros profissionais do setor da refrigeração.


A iniciativa conta com o apoio das entidades ABRAFAC, ABRAFRIGO, ABRAS, ABRASEL, APAS, IBF, PROCEL, SINDICARNE/PR, SINDRATAR SP e SMACNA. E apoio financeiro das empresas Bitzer, Chemours, Danfoss, DeltaFrio, Emerson, Frigelar, JC-Hitachi, Mayekawa, Montreal, RAC Brasil e Tecumseh.


A íntegra do webinar está disponível no canal oficial da ABRAVA no YouTube acesse


Imagens relacionadas


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page