A prefeitura de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, formalizou sua adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR) nesta terça-feira (14). Com essa certificação, o município ganha a capacidade de credenciar agroindústrias que estejam em conformidade com as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), permitindo a comercialização de seus produtos em todo o território do estado.
O prefeito Athayde Ferreira dos Santos Júnior recebeu o selo durante uma cerimônia realizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com a presença do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins. O certificado representa um reconhecimento do compromisso municipal com padrões elevados de sanidade agroindustrial.
O chefe do núcleo regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Jacarezinho, Fernando Emmanuel, destacou que Wenceslau Braz é o sexto município da região a obter essa certificação. Em todo o estado, já são 49 cidades individualmente aderidas ao Susaf, outras 31 por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cid Centro) e 10 pelo Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop).
Além do prefeito e do diretor-presidente da Adapar, estiveram presentes na cerimônia o gerente regional da Adapar em Jacarezinho, Mario Roberto Ferri, e servidores do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri).
O Susaf, criado por lei em 2013, destina-se especialmente às agroindústrias familiares e de pequeno porte, exigindo que estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal. A certificação é concedida pela Adapar aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem um serviço de inspeção robusto, garantindo a qualidade dos produtos.
Estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf/PR devem seguir programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, além de atender a requisitos como hábitos higiênicos dos manipuladores, manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores, e controle de temperatura. Também é necessário contratar um profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.
Os consumidores podem verificar no site da Adapar os municípios cadastrados no Susaf/PR, obtendo informações sobre os estabelecimentos e produtos indicados para esse sistema.
Fonte: GOV PR. - Por: Agrimídia
Comments