Faturamento da cooperativa paranaense que detém, entre outras marcas, a Batavo, atingiu R$ 2,4 bilhões
REDAÇÃO
Os números apresentados estão seguindo o Planejamento Estratégico “Rumo aos 100 Anos”, plano desenvolvido para os próximos cinco anos, quando a cooperativa completará um século
A Frísia realizou seu melhor semestre em receita nos 96 anos de história. A cooperativa gerou receita líquida, de janeiro a junho, de R$ 2,4 bilhões, aumento de 53,9% comparado ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 1,6 bilhão. Os dados foram apresentados aos cooperados de forma híbrida em reunião na sede em Carambeí (PR).
Os números apresentados estão seguindo o Planejamento Estratégico "Rumo aos 100 Anos", plano desenvolvido para os próximos cinco anos, quando a cooperativa completará um século. O foco é o crescimento dos negócios de forma estruturada para gerar ainda mais valor aos associados.
O presidente da Frísia, Renato Greidanus, destacou o empenho dos cooperados e colaboradores na obtenção desse resultado. "É muito gratificante ver um time que está presente no dia a dia, buscando sempre a melhor eficiência, que nos dá oportunidade de sermos competitivos nos nossos negócios", afirmou.
"O aumento de custos que nós estamos tendo, com pressão da inflação e alta nos preços dos insumos, se reflete nos nossos números", explica Nevair Mattos, gerente administrativo e financeiro da Frísia. "Buscamos eficiência em outros negócios de forma a compensar o aumento de custo", reforça.
A Frísia tem as marcas próprias Sementes Batavo, Rações Batavo, plataforma Digital Agro, feira ExpoFrísia e TRR Frísia, voltado à comercialização de combustível. Ela também integra o sistema de intercooperação Unium (que engloba cooperativas coirmãs), com moinho de trigo (farinhas Herança Holandesa e Precisa), unidade industrial de carnes (Alegra), unidades de beneficiamento de leite (Colônia Holandesa, Naturalle e Colaso) e Energik (usina de bioenergia).
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude, daí a sigla Frísia. Com unidades no Paraná e Tocantins, no ano passado produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 funcionários.
A Frísia é a 52ª maior empresa da região e também a 19ª maior do Paraná, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC. Leia o anuário completo clicando aqui, mediante pequeno cadastro.
Fonte: Amanhã – Agronegócio
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