Buscar
  • prcarne

ESG, retomada de negócios e inovação dão o tom do primeiro dia da Fispal Tecnologia e TecnoCarne 202

A Fispal Tecnologia e a TecnoCarne 2022, o maior evento de negócios do setor de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens, começou nesta terça-feira (21) em clima de retomada de negócios. O ESG (Environmental, Social and Governance) mostrou sua importância na plenária de abertura da Arena Fispal Tecnologia e a inovação também marcou o primeiro dia do principal encontro do segmento no Brasil.


“O tema principal da Fispal neste ano, tanto na área de congresso, quanto no mote da feira e em toda nossa comunicação, é o ESG. A Informa Markets tem esse olhar sustentável, que traz como meta reduzir a quantidade de iluminação nos eventos, diminuir o uso de material não reciclável, ficar atento às emissões de carbono em relação ao deslocamento dos visitantes até o evento e muito mais. A ideia é em alguns anos termos um evento completamente sustentável”, afirma Marina Cappi, gerente da Fispal Tecnologia e TecnoCarne.


A expectativa neste ano é atrair quase 45 mil visitantes. O retorno ao formato presencial, com mais de 350 expositores, promete movimentar o mercado. Para se ter uma ideia, o evento tem 10% a mais de empresas comparado à edição de 2019. Os visitantes vão conhecer as principais tendências, lançamentos e tecnologias em embalagens, máquinas e equipamentos para processamento e acondicionamento, rotulagem, marcação e codificação, acessórios, logística e automação.


Otimismo


“Conseguimos perceber que o público está muito ansioso para se reencontrar”, afirma Marina. “Tivemos um aumento significativo de credenciamento neste ano em relação a 2019. Desta vez, a Fispal Tecnologia ocorre simultaneamente à TecnoCarne, e ainda temos o formato híbrido (presencial e virtual) para atender a todos os públicos. Por tudo isso, nossas expectativas estão bem altas.”


O otimismo com a retomada também podia ser visto entre visitantes. “Estou à procura de tecnologias convergentes com o conceito de Indústria 4.0. Nesse sentido, já encontrei um equipamento que pode funcionar muito bem na nossa fábrica. Também estou atento a oportunidades de inovação em embalagem. A Fispal Tecnologia é uma excelente oportunidade para conversar com fornecedores, além de prospectar novas parcerias. Sempre visitamos o evento e sentimos muito a sua falta nos dois últimos anos. É muito bom presenciar esta retomada”,diz Murilo Andrade, gestor de suprimentos da Tambaú Alimentos, de Custódia (PE).


“A feira é muito boa para nos atualizarmos e vermos tudo o que o setor pode oferecer em um só lugar. Vim para ver o que há de novo e captar novos contatos pensando no futuro da minha empresa”, afirma Maurilio dos Santos, da Salina Diamante Branco, de Natal.


O credenciamento para visitar a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne está disponível no site e é exclusivo para profissionais do setor.

Na abertura da Arena Fispal TEC, lideranças do setor reforçam que ESG veio para ficar

“ESG e os impactos na cadeia produtiva” foi o tema da plenária de abertura da Arena de Conteúdos 360º Fispal TEC, espaço dedicado a compartilhar conteúdos e debater tendências e perspectivas de mercado. Lideranças de organizações importantes participam da iniciativa, que tem programação exclusiva com 6 congressos sobre: embalagens, gestão industrial, laticínios, TecnoCarne, ESG e transformação digital.

“Não há como ‘escapar’ do ESG. O consumidor quer saber quem são as empresas por trás das marcas, e quão comprometidas elas estão com essa agenda”, afirmou João Dornellas, Presidente Executivo da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos) e mediador do encontro. Os debatedores destacaram, por exemplo, o que falta para o Brasil se tornar definitivamente uma referência em boas práticas ambientais.

João Campos, Presidente da Seara Alimentos, ressaltou a importância de o setor se unir e rumar em prol do objetivo de se tornar carbono neutro. “A nossa empresa foi a primeira no segmento de proteínas, no Brasil, a lançar um compromisso em ser net zero até 2040. Já investimos US$ 1 milhão em projetos nesse sentido”, contou o executivo.

Transparência

“O desafio é estabelecer um relacionamento não apenas mais sustentável com o ambiente, mas também mais transparente e regenerativo”, pontuou Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil. Paulo Sousa, Presidente da Cargill, concordou, apontando a necessidade de mitigação do desmatamento. “Esse é um ponto muito crítico do país. Nós, enquanto sociedade, precisamos nos mobilizar para cobrar a resolução desse problema que grita tão alto.”

Por sua vez, Pierre Albert Berenstein, Presidente da Bloomin’ Brands Internacional, destacou a importância de a indústria alimentícia nacional apoiar o combate ao desperdício de comida. Vale lembrar: segundo estimativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU), 17% da produção global de alimentos (930 milhões de toneladas) são perdidos por ano ao longo das cadeias de distribuição. “Todos os elos têm de estar mais unidos e com ações sincronizadas, do produtor de matéria-prima ao consumidor final. Ainda temos poucas iniciativas integradas, que podem fazer o Brasil brilhar”.

Palestras hoje

As atrações da Arena Fispal TEC continuam nesta quarta-feira (22), a partir das 13h30, com a realização simultânea do Fórum Gestão Industrial, do Fórum Embalagens e do Fórum Laticínios. Na tarde de amanhã (23), será a vez do Fórum Transformação Industrial, do Fórum TecnoCarne e do Fórum ESG. A programação completa pode ser conferida aqui.

Projeto de capacitação para inserção no mercado de trabalho busca parceiros

Ainda dentro do tema sustentabilidade e responsabilidade social, o projeto Padaria Escola Tiãozinho, promovido pela organização da sociedade civil Safrater (Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho), participa da Fispal Tecnologia e TecnoCarne. O projeto, que tem como objetivo capacitar a comunidade para inserção no mercado de trabalho, busca parceiros e apresenta a iniciativa ao público do evento.

Por meio de cursos ministrados em uma padaria própria, o projeto oferece aperfeiçoamento na produção de bolos, salgados, doces, pães e chocolates, focando na geração de renda. "Uma mulher que aprende a fazer salgados pode vendê-los para festas ou de porta em porta. Essa é uma opção para as empresas investirem em uma sociedade sem fome, apostando, principalmente, na juventude de áreas pobres", explicou Max Pontes, facilitador de gestão da Safrater.

A Padaria Escola Tiãozinho, idealizada em 2019 com as primeiras turmas neste ano, conta com a parceria do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que disponibiliza professores, insumos e certificação, e da Informa Markets, organizadora da Fispal Tecnologia e TecnoCarne, que divulga o projeto em seus eventos, e busca parcerias e patrocínios. A Safrater atua há mais de 50 anos na comunidade de Americanópolis, na capital paulista, e assiste ao menos 1.300 famílias.

"A parceria com a Informa Markets traz a articulação que precisamos para prospectar novos parceiros. Queremos cada vez mais ampliar nossos projetos. Agora, estamos com as primeiras turmas na Padaria Escola Tiãozinho. Para 2023, nossa meta é um programa de empregabilidade, em que a Safrater faz a ponte entre nossos alunos e as empresas. Para isso, buscamos sempre novas parcerias e patrocinadores", finaliza Pontes.

Ciclo de palestras aborda tendências e novidades do mercado de processamento de proteínas

Tendências e novidades do mercado de processamento de proteína animal e vegetal foram os destaques do Ciclo de Palestras TecnoCarne, que começou nesta terça-feira (21) durante a edição de 2022 da Fispal Tecnologia e TecnoCarne. Alguns dos temas debatidos foram carne cultivada, um novo olhar para a rastreabilidade bovina e o bem-estar animal e os impactos positivos na qualidade da carne.

"Os eventos são importantes para conhecermos todas as etapas da indústria alimentícia e as novidades em maquinários. Já as palestras são um caminho para aprender sobre as tendências, principalmente depois de dois anos de pandemia", afirmou Joana Dognani, da Churrasdelas, de Santo André (SP).

A palestrante Fabiana Galland, pesquisadora do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), falou sobre a carne cultivada – carne produzida por cultura de células animais in vitro. "Trata-se de uma promessa, mas que ainda não é realidade por existirem barreiras tecnológicas. No entanto, conforme isso for avançando, daremos mais uma opção de proteína ao consumidor, aumentando a concorrência do setor.”

O Ciclo de Palestras TecnoCarne vai até esta quinta-feira (23). Nesta quarta (22), entre os temas de destaque estão desafios e oportunidades dos produtos cárneos clean label; impactos dos controles de doenças nos animais na produção de carne; desenvolvimento de proteínas e lipídeos alternativos à base de insetos para alimentação animal; e rastreabilidade. As palestras são gratuitas e dedicadas aos profissionais e empresários do setor de processamento de proteínas. Confira a programação completa clicando aqui.

Evento ultrapassa paredes do pavilhão e leva público a visitas técnicas em cervejarias

A experiência dos participantes da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne foi elevada a um novo patamar com a oportunidade da realização de visitas técnicas às cervejarias Ravache e Heineken. Elas acontecem nos dias 23 e 24 de junho, respectivamente. É a segunda edição da iniciativa.

Os visitantes que se inscreveram com antecedência terão a chance de aumentar seus conhecimentos sobre o universo cervejeiro indo até as fábricas, onde poderão participar de sessões de degustação, conhecer a história das marcas e ver de perto a tecnologia empregada na fabricação da bebida.

Para Marina Cappi, gerente da Fispal Tecnologia e TecnoCarne, esse tipo de atividade é uma forma de ampliar a experiência de quem participa do evento para que o público tenha acesso ao processo produtivo de perto. “Nas fábricas, eles poderão presenciar o processo de envase, de empacotamento, logística, distribuição. Uma oportunidade muito rica de ver a indústria trabalhando”, afirma.

Serviço:

Fispal Tecnologia & TecnoCarne

Data: 21 a 24 de junho de 2022

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.

Sobre a Fispal Tecnologia & TecnoCarne

A Fispal Tecnologia junto com a TecnoCarne é a principal plataforma de conexão entre as indústrias de alimentos, bebidas e proteínas. Por meio do evento físico, que acontece no São Paulo Expo, e dos eventos digitais, as duas oferecem networking, conteúdo e oportunidades de negócios aos profissionais do setor durante os 365 dias do ano.

Sobre a Informa Markets 

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite o site ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.

Hospitalidade, Alimentos & Bebidas no Informa Markets

O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México. Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.

Informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação – Informa Markets

e-mail equipe: fispaltec@2pro.com.br


Fonte: 2PRÓ Comunicação

0 visualização0 comentário