Buscar
  • prcarne

Curso On-line Processamento de Linguiças Frescais e Cozidas - 03 a 05 de maio de 2022

Período de inscrições 16/02/2022 a 29/04/2022

Horário das aulas das 9h às 12h30m

Número de vagas Vagas limitadas

Local Plataforma Zoom


Apresentação

As linguiças destacam-se entre os produtos cárneos mais apreciados pelos consumidores, alcançando altos volumes de produção no Brasil. São produtos convenientes, de preparo rápido e que podem ser facilmente diferenciados. Ainda que o processo produtivo apresente poucas etapas, especialmente nas linguiças frescais, a qualidade dos produtos é dependente do tipo de matéria-prima, uso adequado de ingredientes e aditivos e envoltórios, além das correta seleção das embalagens para que expectativa de vida útil possa ser atingida. No caso das linguiças defumadas ou cozidas, todos os fatores mencionados são relevantes, mas a aplicação de calor, quer seja via defumação ou cozimento, bem como a possibilidade de inclusão de carne mecanicamente separada nas cozidas, podem tornar o processo de obtenção destes produtos bastante desafiador. As inovações em equipamentos, ingredientes, aditivos, envoltórios e embalagens constituem-se em ferramentas a serem exploradas para que as expectativas dos consumidores sejam atingidas.


Coordenação

Dra. Ana Lúcia da Silva Corrêa Lemos - CTC/Ital Dra. Marcia Mayumi Harada Haguiwara - CTC/Ital


Público-alvo

Gerentes e coordenadores das indústrias frigoríficas e de ingredientes e aditivos e equipamentos, responsáveis técnicos, consultores, professores, estudantes e demais interessados.

O evento é totalmente on-line. Para participar, é necessário inscrição.


Patrocínio


Informe-se como patrocinar este evento através do e-mail eventosctc@ital.sp.gov.br


Programa

  • Categorias de linguiças

  • Importância das matérias-primas cárneas

  • Qualidade da carne mecanicamente separada e suas aplicações

  • Elaboração de emulsão com CMS para linguiças cozidas

  • Etapas do processo de obtenção de linguiças frescais, defumadas e cozidas

  • Defumação e tratamento térmico de linguiças

  • Ingredientes e aditivos: extensores, agentes de cura, aceleradores de cura e antibacterianos, antioxidantes

  • Principais ingredientes e estratégias clean label

  • Método alternativo de cura com vegetais fermentados

  • Estratégias para redução de sódio e seus impactos na qualidade

  • Tripas e envoltórios para linguiças frescais e cozidas

  • Segurança e estabilidade microbiológica de linguiças frescais e cozidas

  • Otimização de processos: embutimento e mistura

  • Análises físico-químicas em linguiças: umidade (método rápido), gordura (método rápido), atividade de água, nitrito e nitrato

  • Formulação e cálculos

  • Avaliação de produtos do mercado e padronização

  • Sistemas de embalagens para linguiças

  • Embalagem para linguiças

Vídeos/Aulas

Aulas práticas: Demonstração em planta piloto da elaboração de linguiças frescais e cozidas, preparo de emulsões para linguiças cozidas, defumação, demonstração dos métodos analíticos, deterioração de linguiças e parâmetros de controle para determinação da vida útil.


Investimento

Valor do investimento: R$ 780,00 para profissionais e R$ 702,00 para professores e estudantes até o dia 24/03. Após esta data será acrescido 10% no valor da inscrição.

Grupos* usufruem de 5% de desconto no valor da inscrição. *São considerados grupos aqueles com 3 participantes ou mais de uma mesma instituição ou empresa. Esta condição deverá ser negociada previamente por e-mail: eventosctc@ital.sp.gov.br. Após esta negociação, todos deverão efetuar individualmente suas inscrições e aguardar o envio de um único boleto com o desconto.


Incluso na Inscrição - Acesso a todos os módulos teóricos e práticos durante o decorrer do curso; - Acesso ao chat para envio de dúvidas; - Slides das palestras desenvolvidos pelos instrutores em formato digital.

Pagamento da taxa de inscrição: o pagamento poderá ser efetuado via boleto, deposito bancário e cartão de crédito


BOLETO BANCÁRIO Ao assinalar na ficha de inscrição a opção BOLETO BANCÁRIO, o solicitante receberá um e-mail de suporte@fundepag.br com os dados para aprovação de uma Ordem de Serviço – O.S. A aprovação deverá ser realizada no site http://www.fundepag.br/csps na área CLIENTES, usando os dados constantes no e-mail. Após a aprovação da O.S, o solicitante receberá um novo e-mail de suporte@fundepag.br com os links para impressão do Boleto Bancário e da Nota Fiscal Eletrônica, com vencimento para aproximadamente 20 dias, desde que a data de vencimento antecipe 20 dias da data do evento. A inscrição no evento somente será confirmada mediante a aprovação da O.S emitida pela FUNDEPAG e do pagamento antes da data do curso.


CONTA CORRENTE A opção de depósito em conta corrente também necessitará da aprovação de uma Ordem de Serviço – O.S. encaminhada via o e-mail suporte@fundepag.br, antes do depósito em conta. Abaixo os dados para pagamento: Banco Santander n.033 FUNDEPAG – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio CNPJ - 50.276.237/0001-78 Inscrição Estadual – Isento Ag. 0637 c/c 13.001.316-9 Informações: eventosctc@ital.sp.gov.br Serão confirmadas as inscrições após efetivação do pagamento.


CARTÃO DE CRÉDITO Preenchimento do formulário do PayPal. Solicite o link de inscrição.


Cancelamento: Cancelamentos até 05 (cinco) dias úteis antes da data do evento, por escrito. A restituição será de 70% do valor da taxa de inscrição. - Após o prazo para cancelamento não será possível a devolução do valor investido. Obs: O CTC do Ital reserva-se no direito de cancelar com antecedência o evento caso não complete o número mínimo de participantes.

1 visualização0 comentário