top of page
Buscar
  • prcarne

Consumo de carne bovina no Brasil atinge menor nível em 18 anos e carne de frango e suínos crescem

Enquanto o consumo de proteína bovina caiu, a carne de frango só cresceu na mesa do brasileiro, atingindo 45kg habitantes/ano e a carne suína para 18kg a habitantes/ano


O consumo de carne bovina no Brasil atingiu seu menor nível em 18 anos, de acordo com o relatório divulgado pela Consultoria Agro do Banco Itaú BBA.


Em 2021, o consumo per capita foi de 24,2 kg, o quarto ano consecutivo de queda. Embora a produção de carne bovina tenha aumentado 6,5% no ano passado, o consumo caiu, e apenas 65% da produção foi consumida no mercado interno, com o restante sendo exportado.


O preço da carne tem subido desde 2020, impulsionado pelas compras da China, e as exportações cresceram 23,8% em relação a 2021. Para 2023, a produção de carne bovina deve aumentar 3%, com as exportações subindo 4%.


Frangos e suínos


De acordo com o professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do centro Insper Agro Global, Marcos Jank, o aumento da carne bovina reflete no consumo de outras proteínas. "Tivemos uma migração da carne bovina para a carne de frango e carne suína. Enquanto o consumo de proteína bovina caiu de 35kg para 24kg por habitantes/ano, a carne de frango só cresceu na mesa do brasileiro, atingindo 45kg habitantes/ano e a carne suína aumentou para 18kg a habitantes/ano. É uma substituição devido ao preço", explica.


"Um dado bastante relevante é que, quando somamos todas as carnes, temos um consumo de 100kg de carne habitantes/ano, o que demonstra que, apesar de termos desigualdade social, vemos um consumo equivalente a países mais ricos, comprovando que o Brasil disponibiliza estas proteínas com preços acessíveis", diz.


Leia mais sobre esse assunto em https://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/consumo-de-carne-bovina-no-brasil-atinge-menor-nivel-em-18-anos-e-carne-de/20230404-094511-X956

© 2023. Todos direitos reservados a Gessulli Agribusiness. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Fonte: Suinocultura Industrial

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page