top of page
Buscar
  • prcarne

'A PORKEXPO LATAM 2023 festejou a carne suína mundial!'

Evento reúne quase duas mil pessoas em três dias que valorizaram como nunca a carne suína.

Foram três dias para compreender, debater e saborear um dos alimentos preparados pelo ser humano há milhares de anos: a Carne Suína. A ‘PORKEXPO LATAM 2023 - 11º CONGRESSO LATINO AMERICANO DE SUINOCULTURA e 1º CONGRESSO NACIONAL MULHERES DA SUINOCULTURA’ foi realizado de 7 a 9 de novembro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, reunindo quase duas mil pessoas. Profissionais, criadores, pesquisadores, executivos, professores, açougueiros, chefes de cozinha e estudantes de mais de 20 países. Todos unidos em torno de um louvor especial à carne mais saborosa e comercializada no planeta.


As três batalhas da ‘Pork Butchers Challenge 2023 – Melhor Corte de Carne’, com os competidores dando um show e mostrando muita habilidade com as facas na hora de executar a prova. Uma ideia que mal nasceu e já é um sucesso absoluto, numa iniciativa da PorkExpo LATAM 2023, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Friella. E que contou com a participação do consultor de cortes da ABCS, Marcos Bisinella, cuja banca julgadora elegeu os açougueiros Joe Basquera, Leandro Reis e Rogério Rocha. “Analisamos a rapidez, higiene e apresentação de novos cortes. Foi muito competitivo, trouxe muita coisa diferente e o público ficou bastante empolgado. É muito importante participar desses eventos para mostrar a versatilidade e a nova roupagem da carne suína na gastronomia”, justificou Bisinella. “Um time brasileiro de açougueiros de qualidade trabalhando com carcaças excepcionais de Duroc. O resultado foi um ineditismo de muito sucesso”, vibrou Flavia Roppa, Presidente da PORKEXPO LATAM 2023.


E o espetáculo do desafio da Melhor Linguiça Artesanal do Brasil. Quatorze peças foram avaliadas por cinco jurados extremamente criteriosos. Uma disputa acirrada que acabou com a primeira colocação sendo abocanhada por João Scalzo (@choripan.brasil). Em segundo lugar, ficou Rogério Rocha (@carnerei) e, em terceiro, a Friella (@friella.oficial). Um show dos três ganhadores e de todos os participantes que deliciaram o evento. E sempre terminando em churrascos festivos, confraternização das boas e música.

A programação seguiu intensa com o ‘1º Congresso Nacional das Mulheres da Suinocultura’, espaço de destaque da força e experiência de criadoras, trabalhadoras, cientistas, mães e esposas dos suinocultores que atuam nas granjas, ajudando nos resultados da suinocultura latino-americana.


As novas tecnologias reconhecidas pelo ‘Prêmio PorkExpo de Startups’, que destacou as Pork Techs que pesquisam o que há de mais moderno em investigação científica para oferecer novas e produtivas ferramentas às granjas. Além da tradicionalíssima premiação dos trabalhos científicos, que valoriza as pesquisas dos profissionais que atuam no segmento e distribuiu R$ 6.000,00, sendo R$ 2.000,00 para cada ganhador e mais um notebook de última geração para o primeiro colocado.


Sempre com o amparo técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Aves e Suínos. Os vencedores foram ‘Avaliação de imprinting sensorial no comportamento alimentar pós-desmame de leitões através de mapas de calor’, na área de Nutrição. E os trabalhos ‘Implicações econômicas da implementação da gestação coletiva em granjas suinícolas’, e ‘Desempenho de suínos em crescimento e terminação submetidos a diferentes condições de tratamento de água com o uso de ácidos orgânicos’, nas áreas de Produção, Manejo e Bem-Estar.


E teve muito mais. A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) promoveu o ‘Seminário Fábrica de Ração - Atualizações sobre a Nova Portaria N°798 de 10 de maio de 2023’, que regulamenta a produção de ração medicamentosa, e foi ministrado pela diretora técnica da entidade, Charli Ludtke, junto com o consultor da Associação, Stefan Rohr, e o Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Miguel Soriani. Os especialistas falaram sobre a implementação da norma, mostraram as oportunidades que a legislação trouxe para os produtores e debateram a antibioticoterapia na suinocultura, abordando o uso eficaz e racional. “O objetivo final foi qualificar os produtores e profissionais sobre a aplicação das boas práticas na elaboração da ração, garantindo a qualidade do alimento fornecido aos animais, fomentar o atendimento às crescentes exigências do MAPA e do mercado, e também alertar sobre o prazo para cadastramento, que vai até o dia 28 de novembro”, explicou a diretora técnica da ABCS.

A jornada científica apresentou mais de quarenta palestras, painéis interativos e mesas redondas. A exibição da Porks, a maior rede de franquias de alimentos com carne suína do Brasil. Os congressistas discutiram os temas que norteiam os novos caminhos da produção mundial de alimentos, como mercado, marketing, inovação, gestão, inteligência artificial, vendas, sustentabilidade e segurança alimentar. E o encontro de peso e destaque na mesa redonda ‘As regras do jogo- Desafios e oportunidades para a Indústria suína’, com moderação do especialista internacional Osler Desouzart, que apontou as tecnologias necessárias para a suinocultura brasileira avançar em ciência, eficiência, cuidado ambiental e social, além de qualidade das proteínas.


Por fim, a maior Feira de Negócios do Suíno Brasil, com mais de cinquenta corporações de atuação global, ofertando novas soluções de produção. E com resultados absolutamente positivos. Muitas empresas venderam na Pork quatro meses de produção em apenas três dias, mais dezenas de equipamentos e a maioria delas já requisitou a confirmação de presença para 2024.


A PorkExpo LATAM 2023 marcou um ano importante para a proteína brasileira. Alcançamos pela primeira vez a média mensal de exportações de carne suína acima de 100 mil toneladas, as vendas externas atingiram um milhão de toneladas em outubro e o consumo interno vai completar 22 quilos por habitante, um feito inigualável na história do Suíno Brasil. “Os açougueiros deram um show à parte, a indústria está querendo participar de novo, o encontro das mulheres teve vários momentos emocionantes. Palestras cheias, participação intensa dos meios de comunicação, as novidades tecnológicas da feira, as premiações, o espetáculo das disputas da carne, o porco gigante Bacon, os churrascos. Essa é a essência da Pork. Estou muito feliz com o resultado e com a fase da carne brasileira”, comemorou Flavia Roppa.

O Cardápio PorkExpo consagrou mais uma vez uma fórmula de sucesso de mais de vinte anos e vai oferecer momentos inéditos e absolutamente inovadores novamente, em 2024, reforçando a posição em Foz do Iguaçu, Região Oeste do Paraná, na Tríplice Fronteira Brasil – Paraguai – Argentina, estratégica na produção de suínos e grãos que fazem a nutrição nas granjas, refletida nos gigantescos e complexos sistemas integrados das cooperativas brasileiras instaladas naquela área, no sul do Brasil. Também seguindo o calendário tradicionalíssimo de reunir toda a cadeia a cada dois anos.


Acompanhe todas as novidades em nossos espaços da internet, das redes sociais e nos informativos que vamos divulgar a todos os profissionais que atuam na cadeia produtiva da carne suína brasileira e mundial. Unindo todos os elos da cadeia, dentro e fora das granjas. Acompanhem! E até o ano que vem!


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) foi patrocinador da PORKEXPO LATAM 2023 & XI Congresso Latino-Americano de Suinocultura.


E os dois eventos tiveram como parceiros e patrocinadores as empresas AGROZOOTEC, NUTTRIA, KOBRATEC, EXATTA, NUTROMATIC, FAIRTEK, CHP BRASIL, MSCHIPPERS, ZAAMP, RESISTEX, LEROAGRO, ZARDO, IMV, ANIMALNUTRI, ECOFILTRO, SER BRASIL, CLOUDFARMS, BREEDERS, BIOFARMCHECK, AGRONUTRI, MCASSAB, ORDEMILK, FARENZENA, NANOLIKE, GRANJA PERU, VACCINAR, YES, SALMIX, ROBOAGRO, TROUW NUTRITION, PERSTORP, SUINORTE,STA, VITAMIX, CHR HANSEN, AJINOMOTO e GASCO.



Fonte: Ulisses Velasco Cunha ulissesriba@gmail.com

1 visualização0 comentário
bottom of page