Buscar
  • prcarne

A convite da Frísia, comitiva com autoridades do Tocantins estará no Show Tecnológico de Verão

Cooperativa visa incentivar os associados no Paraná a investirem em terras no Norte do Brasil


Secretários do Estado estão entre os visitantes


Organizado pela Fundação ABC, evento acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro no Campo Demonstrativo e Experimental de Ponta Grossa (PR)


Presente no Tocantins desde 2016, a Frísia quer estimular que mais cooperados no Paraná invistam em áreas no Norte do Brasil. Para isso, convidou uma comitiva com cerca de 15 pessoas do Tocantins para expôr os benefícios e a estrutura que o Estado disponibiliza para a produção agropecuária. A Frísia contará com um estande exclusivo sobre o assunto no Show Tecnológico Verão da Fundação ABC, que completa 25 anos em 2022.


Na abertura oficial do Show Tecnológico, estarão as autoridades convidadas, a diretoria da Fundação ABC e da Frísia, representada pelo presidente Renato Greidanus. O vice-governador do Paraná, Darci Piana, e a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, estarão no estande da cooperativa no primeiro dia do evento.


De acordo com o gerente de Estratégia e Inovação da Frísia, Auke Dijkstra, entre os convidados do Tocantins estão o secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café; o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Lima; o diretor de sustentabilidade no agronegócio da Seagro, Corombert Leão de Oliveira; o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais; a coordenadora comercial do Entreposto em Paraíso do Tocantins, Erica Lima; entre outros colaboradores da cooperativa.


O primeiro município que a Frísia se instalou no Tocantins, em 2016, foi Paraíso, que hoje conta com um amplo entreposto de recebimento de grãos e um Campo Demonstrativo e Experimental (CDE) em parceria com a Fundação ABC. Este ano, a cooperativa também inaugura outro entreposto, no município de Dois Irmãos do Tocantins.


“Teremos um estande exclusivo para que os participantes da comitiva possam explanar sobre as potencialidades do Estado, os benefícios em investir na região, os serviços que a Frísia fornece e tirar todas as dúvidas. Será possível também agendar visitas no Tocantins e contato com corretores de terras da região”, explica o gerente de Estratégia e Inovação da Frísia.


Benefícios


Tocantins é a mais expressiva fronteira agrícola do Norte do País, com áreas comercializadas a preços competitivos, além do Estado ter condições climáticas bem definidas e entrepostos estratégicos da Frísia para escoamento de safras locais, que são todas voltadas para a exportação.


“É uma fronteira agrícola nova, com possibilidade de expansão dos negócios dos cooperados, com um custo de terra menor comparado ao Paraná. Também tem a segurança de ter a nossa cooperativa lá, o que garante o recebimento e a comercialização dos grãos, a programação de recebimento de insumos, assistência técnica profissional e atuante, pesquisa e desenvolvimento”, destaca Dijkstra.


O CDE em Paraíso conta com pesquisas para o aumento da produtividade na região, com identificação das cultivares ideais. Outra vantagem são as parcerias com empresas do segmento para melhorar a competitividade, segurança na comercialização da produção e uma cadeia de gado de corte em desenvolvimento.


As áreas indicadas para os cooperados interessados em investir na região seriam em um raio de 100 km dos entrepostos, para garantir competitividade na logística para o escoamento das safras.


Em 2016, quando a Frísia se instalou no Tocantins, foi identificada na região a possibilidade de expansão agrícola, o que não era possível no Paraná, e promover um novo movimento para a sucessão familiar. Agora, oferece aos atuais e futuros cooperados uma alternativa para continuar ampliando seus negócios.


Sementes Batavo


Além do estande exclusivo ao Tocantins, a Frísia terá outro voltado à Sementes Batavo, marca da cooperativa para a produção de sementes com alto nível de germinação, arranque, estrutura e qualidade da planta.


No estande, estarão presentes a equipe de representantes técnicos de vendas da marca e profissionais das áreas de produção de sementes do campo e da indústria. Será apresentado o portfólio completo de sementes de verão para a safra 2022/2023 e as unidades instaladas, também visando a busca por novos parceiros.


O Show


Em 2022, o Show Tecnológico Verão realizado pela Fundação ABC completa 25 anos. A atual edição acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, no CDE Ponta Grossa, seguindo todos os protocolos de segurança. O uso de máscara será obrigatório.


A inscrição é realizada somente pela internet, no site www.showtecnologicoabc.org, para agilizar a entrada no evento, sem aglomeração.


Além das apresentações da Fundação ABC, 55 empresas confirmaram a participação no evento, que acontece das 8h às 17h, com entrada livre para todos os públicos se prepararem para a próxima safra de verão. No mesmo site, pode ser conferido os temas que serão apresentados pelos setores de pesquisa da fundação e as empresas participantes.


Serviço 25º Show Tecnológico Verão Data: 23 e 24 de fevereiro (quarta e quinta) Horário: 8h às 17h Local: Campo Demonstrativo e Experimental da Fundação ABC Rodovia PR-151, KM-315 Ponta Grossa (PR) Entrada gratuita


Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial


Estande da Frísia Show Tecnológico de Verão

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação,

Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.


Fonte: Assessoria de imprensa da Frísia Cooperativa Agroindustrial

0 visualização0 comentário